Conheça a PJus e como podemos ajudar com seu precatório

Conheça a PJus e como podemos ajudar com seu precatório

O que você sabe sobre pagamento de precatório? É de conhecimento geral que o recebimento da dívida dos órgãos públicos é uma batalha que pode perdurar durante muito tempo e representar uma longa espera que, nem sempre, você está disposto a passar.

Estamos em 2018 e, em Minas Gerais, por exemplo, o governo está realizando os pagamentos dos precatórios de 2004. São 14 anos na fila de espera para receber o que lhe é de direito.

Pensando exatamente em reduzir a tardança no recebimento e ajudar os servidores públicos que precisam do dinheiro mais rápido, a PJus foi fundada, e hoje é uma empresa focada em transformar positivamente a vida dessas pessoas.

Quer conhecer mais sobre a PJus e como ela pode o ajudar no pagamento de precatório? Então, acompanhe a leitura, pois nas próximas linhas deste artigo, vamos explicar tudo sobre a empresa, desde a sua fundação, até o funcionamento do processo de adiantamento do precatório!

Quem é a PJus?

A Partner Jus foi fundada há 5 anos. Seus co-fundadores, o bacharel em direito Ricardo Norberto e o economista Frederico Penido, trabalhavam na área de crédito consignado e notaram uma crescente demanda das pessoas, na maioria das vezes funcionários públicos, que tinham precatórios a serem recebidos, mas precisavam do dinheiro de imediato e não conseguiam tê-los.

Ao notarem o interesse das próprias pessoas em realizar empréstimos com os precatórios que tinham, tomaram a decisão de fundar a Partner Jus, com o objetivo de adquirir os precatórios menores e de prazos mais curtos para atender a crescente demanda, principalmente no estado de Minas Gerais.

Como citado no início deste artigo, o estado de Minas Gerais ainda paga, em 2018, os precatórios de 2004 e, com a atual crise econômica na qual o país se encontra, é natural que a demanda pelo adiantamento do precatório cresça cada vez mais — principalmente por parte das pessoas que precisam ter acesso ao dinheiro, e na maioria das vezes, não conseguem mais tomar crédito.

Portanto, o lema da PJus é transformar positivamente a vida dessas pessoas, já que propõe mais agilidade na viabilização do pagamento de precatório, considerando que elas não querem esperar tanto tempo para receber o que lhes é de direito.

Idosos querem ter acesso ao dinheiro antes de vir a falecer, pessoas com problemas de saúde precisam dele para realizar um tratamento e outras querem o dinheiro para investir, comprar a casa própria ou até mesmo quitar dívidas. Seja qual for o motivo e a natureza do precatório, a PJus pretende ajudar essas pessoas a conseguirem receber o seu valor o mais rápido possível.

Como funciona o nosso adiantamento de precatório?

A PJus opera nos padrões da cessão de crédito judicial. Grosso modo, esse é o contrato por meio do qual se formaliza uma operação de compra (por parte de um terceiro, estranho à obrigação de origem) e venda (por parte do credor da dívida) de créditos judiciais. Trata-se de um negócio bilateral, em que o credor transfere os seus créditos a um terceiro, e recebe por isso uma compensação financeira.

A primeira parte deste processo de adiantamento do precatório é enviar a documentação exigida pela Partner Jus. Aqui, são necessários carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, comprovante bancário e certidão de casamento.

Após isso, quem possui um título público que representa uma dívida do governo para com o ele, precisa autorizar o acesso da PJus ao litígio, para que a empresa possa fazer a cópia integral de todo o processo do precatório.

Finalizado o procedimento de autorização e o acesso ao processo do precatório, o departamento jurídico da PJus faz seu parecer em relação à qualidade. Caso o processo não esteja desaparecido ou concluso, esse parecer dura em torno de 24 h.

Se o acesso eletrônico ao processo do precatório estiver disponível (metade dos processos de precatórios federais estão disponíveis em meio eletrônico e a outra metade em arquivos físicos), o prazo de 24 horas certamente será cumprido. Entretanto, a maioria dos processos de precatórios estaduais e municipais ainda é acessada fisicamente.

Portanto, via de regra, em 24 horas, a Partner Jus acessa o processo, faz a cópia e emite o parecer, para, então, agendar o contrato do adiantamento no cartório. Lá será feita uma Escritura Pública contendo o percentual do precatório que será negociado, assim como o nome do comprador e do vendedor, o valor do negócio e as condições de pagamento.

Todo o procedimento do traslado — documento que confirma todos os pontos do processo do precatório — é feito pelo tabelião e, caso o credor seja de outro estado ou município, é feita ainda uma procuração para que o cartório o libere.

Vale lembrar que a cessão de um crédito abrange todos os seus acessórios. Ou seja, ao realizá-la, você transfere todos os elementos da obrigação, tais como juros e correções.

Desse modo, é feita a análise do processo jurídico da pessoa do precatório e é então concluída a etapa do pagamento.

Em quanto tempo você recebe o pagamento por meio da PJus?

É bem verdade que o processo relativo ao pagamento dos precatórios é lento e recheado de burocracias. Como se isso não bastasse, a atual situação financeira da União, dos Estados e Municípios dificulta ainda mais esse recebimento por parte do credor e, dependendo do regime do precatório, o processo pode demorar ainda mais.

O governo reserva partes ínfimas das suas receitas líquidas para o pagamento dos precatórios, o que faz o processo perdurar por anos e anos até que se consiga receber o valor devido.

Por isso, quem opta pela cessão de crédito na PJus recebe o dinheiro em um prazo incomparavelmente mais curto: entre o dia em que o credor envia toda a documentação necessária para a Partner Jus e o dia em que efetivamente recebe a antecipação do precatório na própria conta bancária são, normalmente, 3 dias.

A Partner Jus tem uma estrutura 100% horizontal e isso viabiliza a celeridade do processo, fazendo com que o credor tenha o dinheiro depositado na conta em máximo 24 h após a assinatura. Prova disso são os mais de 2 mil adiantamentos de precatórios já realizados pela empresa.

Este foi o nosso artigo sobre como a PJus pode ajudar você a receber o seu pagamento de precatório! Agora, se você gostou desse conteúdo, entre em contato conosco e saia já da fila de espera de recebimento!

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

No images found!
Try some other hashtag or username
Share This